domingo, 24 de abril de 2011

FCC - TRT-RS (TEC.JUD.2011)

Antes de começar, baixe a prova aqui.

1 - Para a resposta a esta questão, precisamos saber o que é decoro. Decoro é o respeito a si mesmo e ao próximo, dignidade, decência. Quando a letra E cita que as mulheres catarianas costumam observar o decoro, quer dizer que elas si respeitam e respeitam ao próximo de acordo com a sua religião que, no caso, proíbe que elas mostrem os rostos fora das suas residências. No final do último parágrafo está a resposta da nossa questão. Vejam que todas as mulheres observam o decoro, umas com burcas e outras com véus.
RESPOSTA: E

2 - A expressão "os olhos do turista" é empregada tanto pelo estímulo provocado pela decoração (Sua decoração sofisticada, com colunas de mármore, lustres monumentais de cristal e detalhes das escadarias em ouro...) como pelo vículo desta expressão com o tipo de registro mencionado (Câmera em punho,...). Os trechos entre parênteses são os
que ratificam a letra B como a resposta desta questão.
RESPOSTA: B

3 - Podemos fazer esta questão por eliminação:
(A) - Está errado porque ao substituir alguém por pessoas, o verbo existir deve passar para o plural.
(B) - Está errado porque o segmento citado expressa uma finalidade (...existe alguém com a finalidade de impedir os retratos)
(C) - Está errado porque "a fim de que" é uma conjunção final, mas escreve-se separado.
(D) - Está errado porque o elemento destacado remete a expressões no texto como: "...existe alguém para impedir os retratos", "...vai perceber as pessoas tampando o rosto".
RESPOSTA: E

4 - Nesse tipo de questão, a redação tem que estar correta e com a maior clareza. Quanto mais direta for a redação, mais clara ela será. Os empregos dos conectivos devem fazer sentido. Observem, por exemplo, na letra D, que não existe proporcionalidade. As mulheres não se vestem com burca à proporção que são proibidas de mostrarem os rostos.
Observando todos esses detalhes, a letra clara e correta é a B.
RESPOSTA: B

5 - Alguns trechos do texto remetem à resposta: "...enquanto eu crescia, o desenhista de quadrinhos ocupava um lugar ne hierarquia" e "...quem, agora, poderia conquistar tanta fama apenas com uma caneta de pena e um tinteiro?". O primeiro trecho remete à sua infância e o segundo mostra que os desenhista, mesmo com poucos recursos (caneta de pena e tinteiro) fascinavam o público (...tanta fama...).
RESPOSTA: C

6 - O segredo desta questão está em saber que, neste contexto, reputação significa fama, renome. A palavra, tanta, enfatiza, aumenta a fama dos desenhistas, sua importância.
RESPOSTA: D

7 - Questões de interpretação de texto precisam de muita atenção. Se necessário, volte ao texto para dirimir possíveis dúvidas, mas nunca caia no achismo: eu acho isso ou aquilo. Observem a letra D: "é obrigatório que seja impressa em papel diferente...?" Onde tem isso no texto? O texto diz: "A errata é geralmente impressa em página separada (...) e em papel diferente..." Ser geralmente impressa em papel diferente não significa ser obrigatoriamente impressa em papel diferente. São coisas diferentes.
RESPOSTA: D

8 - Vamos comentar cada item desta questão:
(A) - Tanto os parêntese como os travessões podem ser utilizados para a separação de expressões ou frases explicativas, intercaladas. (CERTO)
(B) - "ao passo que" é conjunção proporcional enquanto "conforme" é conjunção conformativa. Sendo assim, têm sentidos diferentes. (ERRADO)
(C) - No primeiro caso (colada no início ou no fim do exemplar, ou simplesmente encartada solta), o ou é exclusivo porque só pode acontecer uma situação: ou a errata está coloda no início, ou no fim, ou está solta.
No segundo caso (errata diz respeito principalmenbte a erros de composição ou de montagem), é possível que os dois erros aconteçam, portanto, aqui, não existe exclusão. (ERRADO)
(D) - Há um erro de concordância verbal no trecho sugerido. O certo seria "As msnchetes...dizem respeito...". (ERRADO)
(E) - A concordância, neste caso, é feita com a expressão "cada um", portanto "cada um...recebeu". (ERRADO)
RESPOSTA: A

9 - Nas letras A e B temos onde como pronome relativo. Nas letras C e D temos onde como advérbio de lugar. Mas na letra E temos uma construção errada. Aqui levantam-se algumas questões: Qual seria o sujeito do segundo "é"? O sujeito pode ser separado do verbo por vírgula?
RESPOSTA: E

10 - Por eliminação, temos:
(A) - Quem tem admiração, tem admiração por alguém, por tanto o certo seria "Quem me corrijam aqueles por quem tenho tanta admiração". (ERRADO)
(B) - Quem discute, discute com alguém, portanto o certo seria "Ali está o colega com quem eu discuti..." (ERRADO)
(C) - Quem deve explicações, deve explicações a alguém, portanto o certo seria "Os pais, aos quais ela deve explicaçõies..." (ERRADO)
(D) - Quem deve recomendações, deve recomendações a alguém, portanto a alternativa está correta. (CERTO)
(E) - Quem se baseia, se baseia em alguma coisa, portanto o certo seria "As leis nas quais se baseou" (ERRADO)
RESPOSTA: D

11 - Veja abaixo as formas certas e os comentários sobre cada letra:
(A) - A errata é, geralmente, ... (O advérbio deslocado deve vir entre vírgulas. Uma só está separando o verbo do predicativo do sujeito.)
(B) - em papel diferente do que foi usado... (Não se separa o adjetivo do seu complemento nominal. Veja a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal em análise sintática)
(C) - ...se encontram, e as formas corrigidas (Opcional devido à presença da conjunção e. As vígulas foram colocadas em todo o período separando termos de mesma função sintática.)
(D) - ...distingem errata de corrigenda... (Não se separa o verbo dos seus complementos)
(E) - ao passo que errata... (Não se separa a conjunção da oração subordinada que neste caso é proporcional)
Resposta: C

12 - Faremos essa questão por eliminação:
(A) - A forma correta seria "Estou disposta a revisar o texto, caso ele manifeste interesse..."
(C) - A forma correta seria "Eles anseiam tanto..., que sequer discutem..."
(D) - A forma correta seria "Se ele continua a se mostrar prestativo..., pois muitos já o odeiam..."
(E) - Apor significa "colocar junto a". A forma correta seria "O desejo de todos é o de que premiemos de acordo com as regras que apusemos no cartaz."
Resposta: B

13 - O segredo desta questão está em observar o sentido das conjunções que unem as orações.
I) Observem a montagem dos períodos na ordem direta:
O trabalho dele não é dos mais gratificantes, pois não lhe permite as horas de lazer...(explicação), apesar de garantir a ele um salário razoável (oposição). A conjunção "pois" explica por que o trabalho não é gratificante, enquanto que a conjunção "apesar de" faz uma oposição em relação a oração principal, ou seja, não é gratificante, mas o salário é razoável. (CERTO)
II) A conjunção "visto que" está fora de sintonia neste item. É uma conjunção causal, mas a ideia passada neste item é de oposição como no item I. (ERRADO)
III) A conjunção adversativa "contudo" faz oposição, agora, ao salário ser razoável. (CERTO)
Resposta: C

14 - Vamos fazer essa questão por eliminação, mas sem procurar esgotar os erros que cada item errado possua. É como você deverá fazer na prova. Objetividade.
(A) Errado. Item sem clareza.
(B) Item errado porque quiseram é com S.
(C) Aqui encontramos erros de clareza, sintaxe e colocação verbal. Vejam esse trecho: "...que impossibilita quem está fora o reconhecimento...". Deveria ser "...impossibilita de quem está fora o reconhecimento..." ou "impossibilita o reconhecimento de suas vertentes...". Tem coisa sobrando nele. Além disso, o certo seria aplicar o verbo poder no subjuntivo: "...o que faz com que não possamos solucioná-lo..."
(E) Errado. Sem clareza. Acredito naquilo ou acredito em que seja verdade?
Resposta: D

15 - Por eliminação, temos:
(B) - "em entrevistas" deveria vir entre vírgulas e faltou concordância nominal em "recursos financeiros suficiente". O certo seria suficientes.
(C) - Falta de concordância verbal em "fosse qual fossem as formas". O certo seria fossem quais fossem as formas.
(D) Sem clareza.
(E) "à cavalo" não tem crase e carro-de-boi é uma palavra composta que tem seu plural em carros-de-boi.
Resposta: A

Nenhum comentário: