domingo, 25 de outubro de 2009

FCC - TRT/CE - (ANALISTA/2009)

Antes de começar, baixe a prova aqui.

01. Essa primeira questão está respondida nas 4 primeiras linhas do segundo parágrafo.
Resposta: D

02. I - Darcy Ribeiro diz que, "para ele, trabalho não era opção para as crianças..." (errado)
II - "...as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educação suplementar..." (facilitar não é obrigar = errado)
III - Na prova, percebendo que o item I e II estão errados, a resposta seria que apenas o item III está correto, mas vamos a sua análise: O terceiro parágrafo confirma o que é dito no item III, mais precisamente o final dele: "Caberiam aos pais, aos adultos, à sociedade..." (correto)
Resposta: A

03. Para responder esta questão, procurem, na mesma frase, a causa e sua consequência. Podemos perceber isso na letra E, vejam:
A causa é a tragédia. Com a tragédia, veio a consequência: fazer pensar na abrangência das propostas...
Resposta: E

04. Observem o início do texto: "Darcy Ribeiro,..., não admitiria a alternativa que está no título deste artigo. Para ele, trabalho não era opção para as crianças: só deveria haver a obrigatoriedade da escola..." Portanto, segundo ele, não há qualquer possibilidade de considerar o trabalho infantil.
Resposta: B

05. A) Compromisso mínimo é o que se espera e menor envolvimento pode não ser o mínimo (errado)
B) Admitir não é viabilizar. Admitir é consentir e viabilizar é tornar realizável. (errado)
D) Inviabilidade é diferente de indisponibilidade. (errado)
E) Contra é diferente de "ao encontro de". O certo seria "de encontro a" (errado)
Resposta: C

06. Concordância verbal é aquela feita entre o sujeito e o verbo.
A) "Sempre haverá,..., os que defendem..." (verbo haver fica na terceira pessoa porque é impessoal e o verbo defender concorda com o pronome demonstrativo "os". Pode ser substituído por "aqueles que defendem". O pronome relativo "que" substitui o pronome demostrativo "os", além de ser o sujeito de oração subordinada adjetiva restritiva = oração iniciada por pronome relativo sem vírgulas) (correto)
B) ATENÇÃO: no caso de sujeito simples, é muito comum a instituição colocar o verbo antes do sujeito para causar confusão. Procure colocar a frase na ordem direta para descobri-lo sem maiores problemas. Assim, colocando uma frase da voz passiva sintética na ordem direta temos: "A opção ...não deve ser aberta às crianças..." (errado)
C) "Tomar medidas cabe... aos governantes" (Sujeito oracional = verbo na terceira pessoa do singular).
"...medidas que impeçam..." (como já dito na letra A, o "que" é pronome relativo, sujeito da oração adjetiva e referente a medidas) (correto)
D) Colocando na ordem direta: "Os argumentos que Darcy Ribeiro defendeu destacam-se..." (correto)
Eles se destacam. O se aqui é pronome reflexivo = a si mesmos
E) Outra forma de analisar cada item é a fazendo a pergunta ao verbo para achar o sujeito.
Quem não deseja alinhar-se? O pronome relativo "que" é o sujeito desse verbo e se refere a "os" que está embutido na contração "aos". "os" é pronome demosntrativo quando pode ser substituído por aqueles: "aqueles que desejam alinhar-se..."
O que resta? Combater (sujeito oracional) (correto)
Resposta: B

07. 1º sublinhado: em "considere o trabalho infantil", o verbo é transitivo direto e não pode ser ser substituído por "lhe" nem ter preposição de indireto. O pronome lhe substitui objeto indireto. Com isso, já eliminamos as 3 primeiras alternativas.
2º sublinhado: em "veja no trabalho infantil", temos depois do verbo um adjunto adverbial. Assim, nossa resposta já é a letra D. Não precisaríamos mais analisar o próximo sublinhado para ganhar tempo, mas vamos a ele.
3º sublinhado: em "atribui ao trabalho infantil", temos um verbo transitivo indireto que aceita o pronome "lhe".
Resposta: D


08. A voz passiva é formada pelo verbo SER + PARTICÍPIO DO VERBO PRINCIPAL. Assim, "admitiria" torna-se "seria admitida".
Resposta: C

09. A) Não é obrigatório. (errado)
B) Adequação não é habilitação. (errado)
C) "lhes" refere-se apenas a pequenos trabalhadores. (errado)
D) Sobretudo = principalmente e sobremaneira = excessivamente. (errado)
E) A questão 5 da prova http://portuguesnapratica.blogspot.com/2009/08/fcc-trtma-tecjud2009.html também fala sobre o sinal de dois-pontos. Entre outras funções, ele pode iniciar uma enumeração de elementos. Isso é o que acontece no trecho do texto citado nesta letra.
Resposta: E

10. Os termos citados têm a função sintática de sujeito. Vamos procurar uma alternativa em que o termo sublinhado seja sujeito, ou mais precisamente, núcleo do sujeito e o encontramos logo na letra A: "A tragédia...é...".
Resposta: A

11. Trechos como "...graças à sua diversidade confusa ou mesmo atrapalhada, talvez eles representem,...,o estado de espírito de muitos que estão, hoje, social e politicamente insatisfeitos.", do segundo parágrafo, e "De fato, parece-me que poderia manifestar-me com cada um dos componentes dessa massa contestaria...", do terceiro, confirmam a resposta da questão.
Resposta: E

12. I - No trecho "São carentes de propostas políticas, crescerão", entende-se que, quando eles crescerem, terão propostas políticas que o autor não quer, prefere que eles não cresçam. (correto)
II - Quando o autor diz "Prefiro evitar as nostalgias..." quer dizer: evitar saudades daquela época, mostrando desisteresse em se identificar com as críticas do antigo líder estudantil Mario Capanna. (correto)
III - Tanto "diversidade confusa" quanto "grupos diversos" referem-se aos manifestantes de Gênova. (correto)
Resposta: E

13. De acordo com o 3º parágrafo, os manifestantes levaram pelas ruas de Gênova diferentes fragmentos dos humores reformistas ou revoltados do autor.
Resposta: D


14. Esta é uma questão controversa que deveria ser anulada. Na minha opinião, ela pode ter 2 respostas: letra A ou B.
A) "deve valer a" pode ser substituído por "talvez equivalha à". O verbo valer, por ser transitivo direto, não pede a crase. O verbo equivaler pede a crase por ser transitivo indireto que rege a preposição a. (correto)
B) A substituição também pode ser feita (Abranger = Abarcar). "O grupo abrange os sete países" = "Os sete países se abarcam no grupo". Todas as duas frases querem dizer que os sete países fazem parte do grupo. (correto)C) Ser carente de propostas é precisar delas. Isso é diferente de ser imune a propostas que significa não ser atingido por elas. (errado)
D) "Sob a direção" é diferente de "em cuja direção". (errado)E) "graças à" é diferente de "em que pese a". (errado)Resposta: Para mim, A e B. (Deveria ter sido ANULADA)

15. Vamos analisar a combinação dos verbos:
A) deixou (pretérito perfeito) e caracterizariam (futuro do pretérito) não combinam. (errado)
B) O mais-que-perfeito indica uma ação que ocorreu antes de outra já passada, mas nesta letra mistura-se com este os pretéritos perfeito e imperfeito. (errado)
C) Diferentemente da alternativa anterior, aqui o mais-que-perfeito combina-se apenas com o pretérito imperfeito mostrando que a liderança de Mário Campana ocorreu antes da cobrança. (correto)
D) Como na letra B, o mais-que-perfeito misturou-se com pretérito perfeito e imperfeito do subjuntivo que não combinam já que o pretérito perfeito indica uma ação que se produziu em um certo momento do passado e o subjuntivo enuncia uma ação incerta, eventual, irreal. (errado)
E) Não poderia ser utilizado o imperfeito do subjuntivo no lugar do presente do indicativo. (errado)
Resposta: C

16. Nesta questão, procuraremos identificar apenas o sujeito do verbo entre parênteses para ver se cabe a forma plural.
A) A razão está... (singular)
B) Tem havido muitos protestos (singular porque o verbo haver está no sentido de ocorrer)
C) Maior solidez falta... (singular)
D) As lembraças não ocorrem... (plural)
E) Não compete avaliar... (singular porque o sujeito é oracional)
Resposta: D

17. Antes de começar os comentários desta questão, acho importante falar sobre os pecados no uso da vírgula, pois os termos essenciais e integrantes da oração ligam-se uns com os outros sem pausa. Segue, abaixo, algumas dessas proibições:
1) Não se separa o sujeito do verbo;
2) Não se separa o verbo do objeto direto;
3) Não se separa o verbo do objeto indireto;
4) Não se separa o verbo do agente da passiva;
5) Não se separa o verbo de ligação do predicativo;
6) Não se separa o nome do complemento nominal.
Nesse tipo de questão, tente identificar alguma coisa que torne a alternativa falsa, assim, a que sobrar será a verdadeira. Não é necessário esgotar os erros de cada alternativa, mas apenas torná-la inválida.
A) Não se separa o sujeito do verbo em "...que o ex-líder estudanti Mario Campana tenha..." (Falsa)
B) Não se separa o sujeito do verbo em "Faltariam a esses novos manifestantes projetos..." e não se separa o nome do complemento nominal em "...até hoje lembrado por suas posições stalinistas." (Falsa)
C) Os termos intercalados entre o sujeito e o verbo devem vir entre vírgulas: "Mário Campana - antigo líder estudantil, de orientação stalinista, julga..." (Falsa)
D) Não se coloca vírgula antes de conjunção "e" quando as orações tem o mesmo sujeito: "...o autor não tem e talvez nunca tenha tido simpatia..."
Resposta: E

18. Nesse tipo de questão, também deve-se identificar alguma coisa que torne a alternativa falsa. Vamos à análise:
A) Falta clareza e correção na falta da preposição "por" pedida pelo verbo surpreender e na separação de oração subordinada adjetiva restritiva: O autor surpreendeu pela riqueza, e não pela carência de propostas, em meio a massa contestatária de jovens aos quais ele não deixou de se identificar. (Falsa)
B) Locução adverbial deslocada tem que vir entre vírgulas: "Muitas vezes, as velhas posições..." (Falsa)
D) Sem clareza pois falta saber o que é preferível. (Falsa)
E) Locução adverbial deslocada deve vir entre vírgulas: "Aqueles que julgam inconsequentes os jovens, em sua posição política, deveriam reconhecer..."
Resposta: C

19. Nesse tipo de questão com pronome relativo, deve-se tentar colocar a frase numa ordem direta para ver a regência dos verbos após o pronome. Assim, conseguiremos ver se, nas alternativas, antes dos pronomes, há a presença de preposição e se ela está correta.
Observem a letra A. Colocando-a na ordem direta temos: O autor não se mostra carente dos impulsos missionários. Vejam que apareceu a preposição "de" que deve, na preesença do pronome relativo, aparecer antes dele.
Observem a letra E. Quem demonstra simpatia, demonstra simpatia por, mas falta, depois do pronome cujas, um substantivo e não pode haver depois dele um artigo (por cujas o = errado). Da mesma forma, deve-se avaliar os outros itens.
Resposta: A

20. Nesse tipo de questão, deve-se saber conjulgar o imperativo afirmativo e negativo dos verbos para se saber em que pessoa ele está.
O imperativo afirmativo, de forma geral (exceção: verbo ser), é composto pelas segundas pessoas do presente do indicativo sem o S e pelas demais pessoas do presente do subjuntivo.
Já o imperativo negativo é composto por todas as pessoas do presente do subjuntivo.

VERBO IR (Exemplo)

imperativo afirmativo:
Vai tu
Vá você
Vamos nós
Ide vós
Vão vocês

Imperativo negativo:
Não vás tu
Não vá você
Não vamos nós
Não vades vós
Não vão eles


Dito isso, podemos observar na letra B a nossa resposta: Vai (2ªp), junta-te (2ªp) àquele grupo de manifestantes e depois dize-me (2ªp) o que achaste (2ªp).
Resposta: B

Nenhum comentário: