domingo, 31 de maio de 2009

ESAF - ATA-MF/2009

Antes de começar, baixe a prova aqui.

61 - Observem que o examinador quer que marquemos a opção errada.
a) Segundo o início do texto, Os anos 1980 costumam ser lembrados no Brasil como “década perdida”. Estultícia. Opção correta. Estultícia = tolice.
b) Opção correta de acordo com a seguinte passagem do texto: Mesmo assim, a economia brasileira cresceu 33,5% no período 1980-1989. Nada de espetacular, comparativamente à década anterior.
c) Opção errada de acordo com a passagem do texto já transcrita na letra anterior.
d) De acordo com a passagem do texto "Quadro internacional adverso, desatualização e gigantismo do Estado, avanço do processo de globalização.", opção correta.
e) De acordo com o fim do texto, opção correta.Resposta: C

62 - De acordo com o trecho "Fica difícil decifrar o que está por trás desse projeto.", a opção correta é a letra B.
Resposta: B

63 - O texto diz que nos últimos anos “a sociedade” veio a designar o conjunto dos que detêm o poder econômico (ELITE), ao passo que “social” remete a uma política que procura minorar a miséria (POBRES).
Resposta: B

64 - Para acharmos o item certo, precisamos identificar palavras, como pronomes, que se refiram a pontos, principalmente, no parágrafo anterior. A coesão é, portanto, a ligação entre os parágrafos feita por essas palavras. A coerência é o que dá sentido ao texto. Observem os itens:
a) Nesta letra, observem que o texto fala muito bem da EMBRAER nas passagens: "...orgulhos da indústria brasileira.", "...a empresa ganhou forte impulso...", "A Embraer disputa...a posição de terceira maior fabricante de aviões comerciais", "Seus jatos... estão em todas as partes do mundo". Somente elogios, mas nesta letra, o texto começa com uma conjunção adversativa, ou seja, deve-se falar agora alguma coisa em oposição ao que foi dito. Aí, o texto continua dizendo que a EMBRAER precisa investir permanentemente grandes somas de capital... Isso torna este item correto.
b) O texto começa com uma conjunção condicional num trecho incompleto, incoerente. (item errado)
c) Esta letra começa falando do impacto dessa iniciativa..., mas que iniciativa? "Dessa iniciativa" seria um elemento de coesão que não se liga a nada anteriormente no texto porque não fala de nenhuma iniciativa. (item errado)
d) Item completamente incoerente, pois mudou-se o assunto. (item errado)
e) Esta letra começa: "Se algo pode ser feito para minimizar esses problemas...", mas que problemas? Com a mesma interpretação da letra "c", o item está errado.
Resposta: A

65 - a) subentende-se com o início desta letra que o texto cita alguma coisa relativa ao governo estatizar instituições, o que não acontece. (item errado)
b) O início desta letra diz: "Essa restrição apontada por Bernanke...", mas que restrição? Bernanke apresnetou uma previsão, a indicação de um prazo relativamente curto para o início da
retomada. (item errado)
c) Item correto, pois continua o mesmo assunto com coerência, falando da economia.
d) Observem que no fim do texto já existe uma oposição quando ele diz: Mas o otimismo é sujeito a uma condição importante e nada fácil de se cumprir. Aí, esta letra começa também com uma conjunção adversativa falando de lembrança quando o texto fala de condição. (item errado)
e) Esta letra começa falando de um objetivo do presidente que não dá pra identificar no texto. Que objetivo? (item errado)Resposta: C

66 - a) A forma verbal "têm" é da terceira pessoa do plural (eles) e deve concordar com um sujeito da mesma pessoa, no plural, no caso, "Os atos públicos": "Os atos públicos, em especial os queenvolvem procedimentos judiciais, têm como regra..." (item correto)
b) Falcatruas significa ações enganosas. (item errado)
c) "O instrumento" retoma "segredo de justiça". (item errado)
d) O sinal de dois-pontos da linha 8 justifica-se por marcar uma enumeração. (item errado)
e) O subjuntivo é utilizado principalmente em hipóteses, dúvidas. Neste caso, não se trata de informação categórica. (item errado)Resposta: A

67 - Na letra "e", a expressão "desse problema" se refere à "Obama quer acabar com a era do perdão de impostos para os mais ricos". Esta é a nossa resposta, pois as outras estão corretas.
Resposta: E

68 - a) Uma das formas de emprego do futuro do pretérito é nas afirmações condicionadas, quando se referem a fatos que não se realizaram e que, provavelmente, não se realizarão. (item errado)
b) O erro desta letra está no significado da palavra inexorável. Esta significa implacável. (item errado)
c) "Conceito" refere-se ao conceito de "seleção natural". (item errado)
d) O conetivo adversativo “porém” se opõe, no contexto, à "seleção natural", a maior responsável pelo barroco processo de desenvolvimento que leva os organismos complexos inexoravelmente à morte. (item errado)
e) "Seres", linha 6, é o sujeito dos 3 verbos citados no item. Seres reproduzem, geram e partilham. (item correto)
Resposta: E

69 - "Bondes", na letra "d", está sendo empregada no sentido conotativo ou figurado, portanto não pode significar “veículo de transporte coletivo urbano e suburbano, que se move sobre trilhos”, pois esse seria o sentido denotativo ou real.
Resposta: D

70 - a) Um verbo está na voz passiva quando o sujeito é paciente, sofre a ação. A frase “Invadiram-se duas instalações militares” está na voz passiva sintética e o "se" presente nela é particula apassivadora. A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar "ser" seguido do particípio do verbo principal. Assim: "Duas instalações militares foram invadidas." (item correto)
b) Predicado é aquilo que se declara do sujeito. Na frase, podemos subentender a seguinte declaração: Os tiroteios...são cotidianos mesmo nesse centro. (item correto)
c) De acordo com o trecho inicial "Sem uma pesquisa sistemática sobre o assunto, parece, à primeira vista, que os jornais cariocas são mais prolíficos em notícias de crime do que os paulistas.", a parte em destaque torna o item correto.
d) Nem mesmo dá a ideia de exclusão. Significa que os membros das famigeradas “milícias” não estão inteiramente a salvo. Até mesmo dá a ideia de inclusão. Significa que os membros das famigeradas “milícias” estão inteiramente a salvo. (item incorreto)
e) O advérbio mutuamente = reciprocamente. (item correto)Resposta: D

71 - a) Antes de apostos, o travessão pode substituir os dois-pontos e vice-versa. (item correto)
b) A substituição mantém perfeitamente a correção gramatical e o sentido do texto. (item correto)
c) Uma frase na ordem direta tem "sujeito + verbo + complemento verbal + adjunto adverbial" sem vírgulas, mas se houver um deslocamento do adjunto adverbial para o início do texto, por exemplo, ocorrerá uma vírgula, depois dele, separando adjunto adverbial deslocado. Este é o caso no texto. "Na Europa" é adjunto adverbial deslocado e deve ser separado por vírgula. (item
correto)
d) A presença da preposição, neste item, justifica-se pela regência nominal de "combate" (combate ao desemprego). Combate pede a preposição "a".
e) O "se" é pronome reflexivo e indica objeto direto. (item incorreto)
Resposta: E

72 - Observem, na letra d, um erro de concordância verbal. O certo seria: "...quando o trânsito...já caminhava...". O texto coloca o verbo no plural (caminhavam), mas o sujeito está no singular (o trânsito).
Resposta: D

73 - 1. A regência nominal de chegada é feita com a preposição a. Sendo assim, eliminamos 3 letras: a, b e d.
2. Esta segunda lacuna só pode ser preenchida com o pronome relexivo (se) da letra "e". Observem que não tem nenhum sentido aplicar a letra "c". Apenas com o preenchimento dessas duas lacunas já respondemos a questão.
3. ...suficiente para provocar...
4. Mas um complicador... (lembrem-se de que o verbo haver no sentido de existir é impessoal)
5. Forçado a conceder... (regência nominal - a palavra forçado pede preposição "a")
6. ...quase que exclusivamente...
Lembrem-se: a resposta já estava definida desde o item 2. Isso já é uma forma de ganharmos tempo numa prova.
Resposta: E

74 - Procure resolver este tipo de questão da forma mais fácil para você. Observe a lacuna mais fácil para começar e vá eliminando as letras. Este tipo de questão você pode responder em qualquer ordem. Por exemplo, antes da lacuna 2, observamos a palavra relação que pede a preposição "a" (regência nominal). Com isso, podemos eliminar as alternativas a, d, e. Na lacuna 3, temos um caso de regência verbal com pronome relativo. Um caso que necessita de bastante atenção, pois o verbo vem depois da preposição e esta, se houver, vem antes do pronome relativo. Aconselha-se tentar colocar a frase na ordem direta para se ver a correta regência pedida pelo verbo. Observem, na lacuna 3, a frase na sua ordem direta: Os efeitos recessivos se propagaram com tamanha rapidez. Portanto, "...tamanha rapidez com que os efeitos...se propagaram", já repondendo também a lacuna 4. Completam as outras lacunas "...muito tempo para a tese..." e "...o desaquecimento nos Estados Unidos...".
Resposta: C

75 - Use a mesma técnica da questão anterior e procure a lacuna que for mais fácil para você começar. Em questões de crase, uma forma simples de detectarmos a presença dela é substituindo a palavra feminina por uma masculina. Se aparecer "ao" (a+o, prep.+art.), haverá a crase. Vejam na primeira lacuna a palavra feminina realidade. Se, na sua substituição por uma masculina, aparecer "ao", então a lacuna 1 é com crase. Não se preocupe, nessa substituição, com o sentido da frase. Se conseguir um sinônimo, melhor. Veja: "...são abertas ao realismo...". Conclusão: lacuna 1, com crase. Na 2, use o mesmo princípio, mas fique atento para um detalhe: a palavra depois da lacuna está no plural e, portanto, pode haver ou não o artigo. Veja: "...abertas à realidade e aos costumes..." ou "...abertas à realidade e a costumes...". Conclusão: esta lacuna tem duas possibilidades. Se houver artigo, haverá crase (a+as=às), senão, sem crase, pois não há artigo. Até aqui, eliminamos 3 letras: c, d, e. Na lacuna 3, "...que há muito ..." refere-se a tempo passado, por isso é com "há". Na lacuna 4, procure o sujeito do verbo para ver a concordância correta. O sujeito é as organizações, veja: "Para as organizações...que há muito vêm delegando...".
ATENÇÃO: Não confundir a conjugação o verbo VIR com o verbo VER.
VIR, no presente do indicativo: venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm
VER, no presente do indicativo: vejo, vês, , vemos, vedes, veem.
Resposta: B

76 - Palavra derivada do verbo TER ou com T no radical escreve-se com Ç.
Optar = Opção
Conter = Contenção
Deter = Detenção
Reter = Retenção

ATENÇÃO: Palavra derivada de verbo que termine por TIR escreve-se com SS.
Discutir - Discussão
Emitir - Emissão

Resposta: E

77 - b) Quem posibilita, posibilita alguma coisa a alguém, portanto "Essa estratégia possibilita aos empresários se dedicarem..." (item errado)
c) Advém é com acento. Acentuam-se as oxítonas terminadas em a, e, o, em, ens. Assim, "A quarterização advém..." (item errado)
d) O trecho "...cadeia produtiva os parceiros..." não tem sentido. O certo seria "...cadeia produtiva dos parceiros" (item errado)
e) Este item nos remete à lacuna 3 da questão 74, regência verbal com pronome relativo. Para verificarmos a regência correta do verbo trazer, colocamos a frase na ordem direta: "A modernidade trouxe problemas...". Não há, aqui, a presença da preposição "de" como o item sugere. O certo seria "...problemas que a modernidade trouxe..." (item errado)
Resposta: A

78 - Esta questão quer que verifiquemos tanto concordância como regência.
(A) está errada porque quem recorre, recorre a alguém: "...e a eles recorriam os colegas..."
(B) está errada porque o sujeito do verbo ter é simples e deixa o verbo no singular: "A exigência...é que se tenha fluência..."
(C) está errada porque o verbo surgir é intransitivo. A pergunta surge em alguém. "A primeira pergunta que surge em quem..."
(E) está errada porque o verbo funcionar deve concordar com estratégias: "...as estratégias que funcionam...". O sujeito da frase é o pronome relativo "que" que se refere a estratégias, por isso o verbo deve ficar no plural.
Resposta: D

79 - Neste tipo de questão, o primeiro trecho nunca tem elementos de coesão, ou seja, elementos que façam o leitor voltar em algum ponto do texto. Localizado o primeiro trecho, os outros, em ordem, devem se ligar a ele por elementos de coesão e de uma forma coesa.
() A emergência e a multiplicidade desses planos... (que planos? não pode ser o primeiro trecho)
() A questão do protecionismos... (Este é o nosso primeiro trecho porque não deixa nenhuma pergunta no ar.)
() Exemplos dessas medidas...(que medidas? não pode ser o primeiro trecho)
() A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema... (que problema? não pode ser o primeiro trecho.)
() Para ele... (quem? não pode ser o primeiro trecho)

Feito isso, sabemos que a nossa letra tem o número 1 na segunda posição, ou seja, X, 1, Y, Z, W. Só temos essa construção na letra E.
Para achar o segundo trecho, verifique que elemento de coesão nas opções se refere a um ponto do primeiro trecho. Observem que o primeiro trecho termina com "...enfrentar os efeitos da crise global". O segundo trecho é o que continua o raciocínio do primeiro: "A ausência de medidas planetárias para enfrentar esse problema..." (que problema? Agora temos a resposta: a
crise global
). Faça isso com todos os trechos até localizar a resposta. No caso deste item, só era
necessário achar o primeiro trecho.
Resposta: E

80 - A letra C está errada porque não se separa o sujeito do verbo: "Desertos irão aumentar..."
Resposta: C


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog...
O mundo precisa de mais Pessoas com vc

Deus te abençoe"