sábado, 28 de fevereiro de 2009

CONSULTEC - PGE/BA (2008)

Clique nas imagens para ampliá-las.


1. Alguns trechos do texto confirmam a alternativa 04 como resposta da questão: "Das coisas que nos caracterizam como seres humanos...,a palavra é a mais importante. E a palavra escrita, por sua vez,..."
Resposta: (04)

2. O item 01 está errado porque o "se" é uma conjunção integrante. Detectamos ela quando podemos substituí-la por ISSO: "...temos de decidir ISSO." Neste caso, "se queremos mesmo leitores" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Temos de decidir o quê? ISSO - se queremos.... O item 03 está errado porque disseminar e desetruturar não são sinônimos. Disseminar = espalhar, difundir. Desestruturar = romper a estrutura, desarrumar. O 04 está errado porque o verbo substituiria está no futuro do pretérito que emprega-se para designar ações posteriores à epoca de que se fala, para exprimir a incerteza sobre fatos passados. O 05 está errado porque a frase da linha 8 não é de Millor Frenandes. A frase dele vem logo em seguida: "Como disse Millor Fernandes, a imagem...". A primeira frase do parágrafo é do autor.
Resposta: (02)

3. As frases de 01 a 04 estão no seu sentido real da palavra, ou seja, denotativo. A única frase que está no sentido figurado é a 05, ou seja, conotativo.
Resposta: (05)

4. No item 01, segundo não é numeral. É uma conjunção conformativa (segundo o slogan ou conforme o slogan). O item 03 está errado porque como é conjunção comparativa. Existe a comparação do alfabeto com o livro impresso. No 04, se retirarmos a palavra ainda, muda-se o sentido do texto. Sem ainda, o jornal só é semelhante no momento atual que se fala. Com ainda, existe um passado de semelhança. O verbo haver, quando utilizado para representar tempo passado, é impessoal e deve ficar no singular, por isso o item 05 está errado.
Resposta: (02)

5. O item 01 está errado porque o como, aqui, tem sentido conformativo e não, comparativo. O 02 está errado. Existe uma pegadinha. O pronome se é reflexivo e não, apassivador. A imagem é o sujeito, mas não de uma ação verbal na voz passiva e sim, reflexiva, porque o se é pronome reflexivo que pode ser substituído por a si mesmo(a). Veja: "...a imagem só pode transformar ela mesma em instrumento...". No 04, transformar em instrumento não informa como isso será feito ou praticado. Por isso, está errado. O 05 está errado porque a circunstância é modal. Falar dela de que modo?
Resposta: (03)

6. O item 02 está errado porque a declaração em questão é uma oração subordinada adjetiva restritiva e, portanto, tem função adjetiva. Estas orações são detectadas pela presença do pronome relativo. No caso, o que refere-se a coisas. O 03 está errado porque o sentido é superlativo relativo de superioridade analítico. Para ser comparativa, deve haver expressões do tipo: ...tão...como ou ...tão...quanto (Sou tão alto como você). O 04 está errado porque de quando em vez é uma locução adverbial de tempo e por sua vez, não. E o 05 não tem nada a ver. Adquirir característica de transcendência (de superioridade) não significa que a palavra escrita é essencialmente denotativa.
Resposta: (01)


7. O 01 está errado porque o travessão da linha 11 foi utilizado para separar oração que se quer realçar ou enfatizar e o da linha 21 foi usado para separar frase explicativa. O 02 está errado porque os dois-pontos da linha 16 introduzem uma enumaração. O 03 está errado porque a palavra "Maktub" é de origem árabe e palavras estrangeiras devem vir entre aspas. Não existe ironia. O item 05 está errado porque não existe verbo no trecho "por sua praticidade" e, portanto, não pode ser uma oração.
Resposta: (04)

8. O sujeito poético empresta sua voz pra falar de pequenas coisas como o preço do feijão, o salário de fome e o dia de aço.
Resposta: (02)

9. Os "senhores" a quem o texto se refere são os leitores da mensagem.
Resposta: (05)

10. O verbo haver no sentido de existir é impessoal e deve ficar na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Não há vagas. Mas se o verbo for trocado para existir, ele passa a ser pessoal e deve concordar com vagas, no caso, pois é o sujeito da frase: Não existem vagas.
Resposta: (01)



-->

Nenhum comentário: