domingo, 1 de fevereiro de 2009

CESPE - IBAMA (SUPERIOR 2009)

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1. Ao contrário, de acordo com a linha 9, o seringueiro sofreu perseguição política. (E)

2. De acordo com as linhas 12 e 13, o item esté errado. Existe a relação quando o ministro fala que o assassinato está diretamente associado à perseguição sofrida pelo seringueiro. (E)

3. De acordo com a linha 9, o resultado do julgamento foi o reconhecimento, por unanimidade, ou seja, não houve discordâncias na votação. (C)

4. Nas linhas 21 e 22, a relatora, no seu relatório, cita detalhes da vida de Chico Mendes, da infância pobre nos seringais, o que torna o item errado, pois ela não cita fatos ocorridos unicamente no período em que Chico Mendes foi perseguido pela ditadura militar. (E)

5. Quando o texto diz, nas linhas 22 e 23, que a atuação de Mendes contra os grileiros e latifundiários rendeu um aquivo de 71 páginas redigidas por agentes do antigo SNI, ele mostra a preocupação do governo com a militância do seringueiro ao ponto de redigir um texto com 71 páginas. (C)


6. Para ocorrer a crase aqui, os termos citados devem exigir a preposição a (regência nominal), o que está correto, MAS quem pede o artigo é o gênero do substantivo luta. Não era nem necessário voltar ao texto para ratificar que este item está errado, porque a palavra classes está no plural e o artigo da junção (a+a) está no singular. (E)

7. Quando temos uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração, temos um aposto que deve vir entre vírgulas. No caso do texto, a vírgula citada isola uma expressão que explica grileiros e latifundiários. (C)

8. A-ma-zô-ni-co é palavra proparoxítona e todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Já a regra de acentuação de vi-ú-va é porque o "i" e "u" tônicos em hiato com vogal, formando ou não sílabas com s são acentuados. Outros exemplos de hiatos acentuados: sa-í-da, sa-ú-de, fa-ís-ca, etc.

ATENÇÃO: De acordo com o novo acordo ortográfico, não existe mais o acento no "i" e "u" tônicos em hiato com ditongo anterior. Antes da regra, por exemplo, escrevíamos fei-ú-ra e agora escrevemos fei-u-ra. As sílabas foram separadas para uma melhor visualização. (E)

9. Reparar é verbo transitivo direto no sentido de corrigir, consertar: Faltava reparar a injustiça cometida pelos militares. É transitivo indireto (com a preposição em) no sentido de observar: Reparem no jeito dela. Portanto, com a troca, haveria mudança de sentido o que torna o item errado. (E)

10. O sujeito da oração nesta linha é uma sessão de julgamento da comissão de anistia e está depois do verbo realizou-se que está na voz passiva sintética. Colocando o verbo na voz passiva analítica vemos melhor o sujeito: uma sessão de julgamento da comissão de anistia foi realizada. Portanto o sujeito está posposto ao verbo, ou seja, está depois dele. (C)

11. Na linha 19, onde é pronome relativo. Os pronomes relativos podem iniciar orações subordinadas adjetivas restritivas ou explicativas. As restritivas não têm vírgula separando-as. As explicativas veem separadas por vírgula. Veja um exemplo dessas orações em pontuação . (C)

12. Na linha 24, para o verbo participar estar empregado como substantivo, ele deveria estar precedido de artigo ou pronome determinante: O cantar dos pássaros. A palavra cantar foi empregada no exemplo como um substantivo porque estava precedida do artigo definido O. Este processo de mudar a classe de uma palavra (de verbo para substantivo), estendendo-lhe o significado é chamado de derivação imprópria. (E)

13. No texto, portanto é uma conjunção conclusiva e enquanto é uma conjunção temporal. (E)

14. A principal função de um texto informativo é informar com liguagem culta, direta e citando suas fontes. Jamais deve conter opiniões pessoais, defesa de ideias, pois não é uma dissertação. O texto apresenta características de informativo. (C)

15. Os dois têm a mesma opinião: que Chico Mendes foi perseguido (linhas 13 e 24). (E)

16. Segundo o VOLP, é possível a contração da preposição para em pra. É importante que seja dito que não existe uma fusão de para (prep.) + a (art.), portanto a contração de para em pra, na questão, é possível, mas o artigo que determina o substantivo frente não deve ser retirado. (E)

17. A conjunção E tem valor aditivo no texto. Ela não tem valor de oposição ou adversativo. Se tivesse, poderia ser substituída por MAS sem prejuízo algum para o texto. Lembrando que as orações coordenadas adversativas são separadas por vírgula. (E)

18. Cujo é um pronome relativo que se refere a julgamento: ...cujo resultado..., ou seja, o resultado do julgamento. A relação, portanto, é entre os termos resultado e julgamento. (E)

19. Na linha 14 é dito: ...afirmou ao assinar o documento. Este documento assinado é citado pela primeira vez na linha 12 quando o texto começa assim: Após assinar a portaria de anistia.... O item está certo porque o termo documento refere-se à portaria de anistia. (C)

20. Na época é um elemento de coesão que faz referência ao final do parágrafo anterior, especificamente ao trecho que diz que foi por participar de um ato público que ele foi perseguido pelos militares. Elementos de coesão servem para ligar os parágrafos de um texto e fazer referências a outros termos dele, como a palavra documento da questão anterior. (C)


2 comentários:

Anônimo disse...

As imagens não são ampliadas quando clicamos em cima. Isso ocorre em diversos posts. Por favor corriga se possível!

Moisés disse...

Deve ser um erro do blog quando faço upload da imagem. Fiz o upload novamente e agora a imagem está sendo ampliada. Se tiver mais alguma imagem assim, pode me informar que tentarei corrigi-la.
Obrigado pela sua participação.