sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CESPE - TRT/DF (2005)

Clique nas figuras para ampliá-las.



1. É sempre importante observar o que a questão pede. O pronome este, entre outras funções, é utilizado em tempo presente. Esse é utilizado para um passado próximo e aquele para um tempo distante. Mas a questão pede coesão e correção gramatical que são atendidas perfeitamente por "nessa época" e "naquela época". Resposta: (C)

2. O termo com que concorda dotados é "tais funcionários de el-Rei" que é o sujeito de organizaram-se e constituíram. Como o núcleo do sujeito está no plural, os verbos devem concordar com ele. Resposta: (C)

3. Se for colocada uma vírgula depois de criminais, a oração seguinte (...que envolvessem sentenças de morte.) torna-se subordinada adjetiva explicativa. Sem a vírgula, a oração é subordinada adjetiva restritiva. Essas orações são determinadas pela presença do pronome relativo. Portanto, se colocarmos a vírgula, altera o sentido do período.

Vejam os exemplos abaixo e observem a diferença entre as orações subordinadas adjetivas:

a) Os jogadores do flamengo que são pernas-de-pau ganham um salário mínimo. (Adjetiva restritiva, ou seja, só os que são pernas-de-pau).

b) Os jogadores do flamengo, que são pernas-de-pau, ganham um salário mínimo. (adjetiva explicativa, ou seja, todos são pernas-de-pau).
Resposta: (E)

4. Em questões de concordância verbal, sempre procurem o sujeito do verbo. Este sempre tem que concordar com aquele. Assim, o sujeito de envolvessem é o pronome relativo (que) que se refere a causas criminais, que está na 3ª pessoa do plural (eles). Assim, o verbo deve ficar na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito. Resposta: (E)

5. Observem aqui que algumas das expressões apresentadas como possíveis substitutas têm a forma verbal no pretérito perfeito e ficam desconexas com a forma verbal seguinte "trazer". Esta forma teria que ir também para o passado perfeito (ex:...quando estabeleceu o governo geral e trouxe...). Basta isso para tornar o item errado. Atentem também para o trecho que diz "... sem outras modificações no texto,...". Resposta: (E)

6. Nos casos que envolvem os pronomes relativos, observem a regência do verbo posterior a ele. Neste caso, o verbo recorrer rege a preposição a (quem recorre, recorre a alguém). Invertendo a frase, vemos melhor a regência deste verbo: "podia-se recorrer ao Ouvidor-Geral..." Resposta: (C)

7. Só se emprega a vírgula antes da conjunção coordenativa e nos seguintes casos:

a) quando o e não tem valor aditivo:
Esforçou-se bastante, e não obteve sucesso. (coordenada adversativa)

b) quando as orações apresentam sujeitos diferentes:
"...um deitou-se na rede, e outro telefonava."

c) quando o e aparece repetido (polissíndeto):
"Ama, e treme, e delira, e voa, e foge, e engana."
Portanto, observem que os sujeitos desta questão são diferentes: ..., a função do ouvidor está..., e as experiências...têm... . Resposta: (C)

8. Bem, com o texto original, já vimos que "as experiências" é sujeito. Se colocarmos crase em "às experiências", aparece aí uma preposição que vai estar ligada a "está relacionada" (l.6-7). Nesta nova construção, "às experiências" passaria a ser objeto indireto: "... a função do ouvidor está relacionada às tarefas...e às experiências" (a função do ouvidor estaria relacionada a estas duas coisas). A vírgula também deixaria de existir pelo fato já explicado no item 7. Resposta: (E)

9. Nossas é pronome da 1ª pessoa do plural que inclui quem fala e outras pessoas que dependem do contexto. Observem no texto que o nossas se refere ao autor (que está se incluindo) e ao povo brasileiro (instituições democráticas do Brasil). Resposta: (C)

10. O lhe é pronome de 3ª pessoa e faz o papel de objeto indireto, nunca de objeto direto. Observem também a regência do verbo: "...garantindo os direitos ao cidadão" (verbo transitivo direto e indireto). O "ao cidadão" seria o objeto indireto e está substituído no texto pelo lhe (coesão textual): ...garantindo-lhe os direitos... . Portanto, o lhe refere-se a cidadão. Resposta: (C)



11. Desde que está no sentido de tempo. Outras conjunções de tempo: quando, enquanto, logo que, mal (=logo que), sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, até que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que.
ATENÇÃO: A conjunção desque que ainda pode ser causal (Desde que é impossível, não insistirei) e condicional (Comprarei o queadro, desde que não seja caro). Resposta (E)

12. O CESPE costuma cobrar significação de verbos em provas. Aqui, lograr está no sentido de frui, desfrutar. Poderíamos dizer na frase: A ciência não concebeu desfrutar forma mais significativa... Resposta: (E)

13. Esta questão fala do grau comparativo de superioridade do adjetivo. Neste caso, podemos dizer: "...forma mais significativa de expressão da vontade de um povo...do que a estabelecida..." ou "...forma mais significativa de expressão da vontade de um povo...que a estabelecida..." Resposta: (C)

14. Elipse é uma figura de linguagem que omite um termo ou oração facilmente subentendido no contexto. Ainda existe a figura de linguagem chamada zeugma que é uma forma de elipse onde se omite um termo expresso anteriormente. Na questão, podemos subentender facilmente a palavra forma: "...foma mais significativa...do que a (forma) estabelecida". Nesta questão, podemos ser mais precisos e dizer que esta figura de linguagem é a zeugma, pois o termo elíptico foi falado anteriormente. Resposta: (C)

15. Coesão pode ser entendida como a ligação entre as palavras de um texto. Quando se evita repetição de termos no texto, trocando-os por sinônimos que remetam a ele, estamos praticando uma boa coesão. Coesões malfeitas podem levar o texto a ficar incoerente.
Ex: O menino correu excessivamente, porém ficou cansado. (A conjunção adversativa porém remete o leitor a pensar em um sentido contrário, ou seja, correu muito, mas não se cansou. E não é isso que está na frase. Assim, por causa da má aplicação da conjunção (coesão), a frase ficou incoerente). Voltando ao texto, ele remete a Montesquieu, e não a povo. Resposta: (E)

16. Escrevendo-se a frase direta nesta questão, temos: O processo é uma engrenagem complexa.
Sujeito: O processo
Predicado: é uma engrenagem complexa
Entre os dois, no texto, estão termos intercalados onde vemos, entre eles, uma oração subordinada adjetiva explicativa (...,que é o instrumento... ao juiz,...). Resposta: (C)

17. O verbo erigir, no texto, significa criar e no exemplo dado nesta questão significa erguer a prumo, levantar. Infelizmente o candidato deve saber em que sentido está o verbo. Só nesta prova foram duas questões sobre significado de verbos. Resposta: (E)

18. A regência de situado é em na contração no (em+o). Ao primado é regido pela palavra acatamento. Resposta: (E)

19. Se invertermos a frase, verificamos a que palavra do qual se refere: "...não pode se afastar do conjunto de regras e valores...". Observe que qual aqui é um pronome relativo que aparece antecedido da preposição de (de+o) porque o verbo, afastar-se, posterior a ele, rege a preposição de (quem se afasta, afasta-se de...). Resposta: (C)

20. Em muitos casos, os elementos de coesão referem-se a um termo anterior e o candidato deve perceber que termo é esse relendo o trecho. Aqui, "a esse pretexto" refere-se ao aplicador não poder se afastar..., ou seja, a esse pretexto de não poder se afastar do conjunto... Resposta: (E)


2 comentários:

Anônimo disse...

bah, não tem como ampliar a prova e ler as questoes, impossível

Moisés disse...

Realmente, esta forma de disponibilizar a prova não foi das melhores. Hoje não faço mais assim, mas você pode ampliar um pouco mais a folha clicando nela. Existe essa possibilidade.