sexta-feira, 24 de maio de 2013

CESPE - TEC. SUPERIOR DETRAN/ES (2010)

Antes de começar, baixe a prova aqui.

ATENÇÃO: Deve-se ter muita atenção para resolver uma prova da CESPE. Muitas vezes, somos induzidos pelo examinador a errar o item. Cuidado!

1 - Primeiramente, é importante sabermos o significado de dois verbos: impelir (no sentido de estimular) e depreender (no sentido de obter entendimento, perceber claramente, compreender). Alguns passos do texto podem ser utilizados para confirmarmos a afirmação deste item: 

Essa noção do verbo agir estende-se, consequentemente, para a ideia de que existir como ser humano é o primeiro passo para se iniciar algo. (l.4-6)

A ação e o discurso são os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas como pessoas. (l.7-9)

Muito embora cada um de nós seja movido pelo próprio existir, dependemos também de relações com pessoas que, ao longo da vida, tornam-se coautoras dos nossos feitos. (l.16-18)
Resposta: C

2 - A expressão ‘Essa manifestação’ (l.9) refere-se a '...humanos se manifestam...' (l.8).
Resposta: E

3 - A correção gramatical é mantida, mas as relações argumentativas, não. No texto original, não se entende que o corpo só precisa de água e comida.
Resposta: E

4 - Trata-se de uma regência verbal. O verbo dar é transitivo direto e indireto e rege a preposição a ("...dar sentido a ..."). Quem dá, dá alguma coisa a alguém. Portanto, a regência é do verbo dar, não do substantivo sentido. Além da regência do verbo, o substantivo vida é feminino e aceita o artigo a (a+a=à). Veja mais sobre regência e crase no blog Português na Veia
Resposta: E

5 - O pronome átono em questão refere-se ao pronome relativo "que" porque ele inicia oração subordinada adjetiva restritiva e, por sua vez, refere-se à palavra "pessoas" da oração principal.
Resposta: C



6 - A primeira vírgula, citada no item, inicia a separação de oração subordinada adjetiva explicativa. A segunda separa termos de mesma função sintática (...rever valores
pessoais, estabelecer novas relações e fechar ciclos...). Estas orações devem ter vírgulas obrigatórias, mas a vírgula do final da oração está depois de "fechar ciclos,". Veja mais sobre classificação das orações  e pontuação no blog Português na Veia
Resposta: E

7 - Percebe-se, na retirada do trecho, a manutenção da correção gramatical sem prejuízo das relações semânticas. Analisando o trecho abaixo, temos:

O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia são fatores que interagem ...

O Estado, o setor privado, os indivíduos, os processos migratórios, o valor da terra urbana e a dinâmica da economia = Sujeito.
são fatores Predicado nominal
fatores = Predicativo do sujeito
que interagem... = Início de oração subordinada adjetiva restritiva

O "que" refere-se a fatores que nos remetem ao sujeito. Quando o trecho “são fatores que” é retirado, o verbo interagir deve concordar com o sujeito composto informado anteriormente aqui.
Resposta: C

8 - O modo subjuntivo dá a ideia de possibilidade, hipótese, dúvida.
Resposta: C

9 - No texto, "...de forma a reduzir as necessidades..."  dá a ideia de que as necessidades serão reduzidas. Se trocarmos por "... reduzindo as necessidades...", temos a ideia de que as necessidades são reduzidas ao mesmo tempo que promovem o reordenamento dos espaços. Sendo assim, a substituição traz prejuízo para o sentido do texto.
Resposta: E

10 - O índice de indeterminação do sujeito só é possível em verbos transitivos indiretos e intransitivos. Os verbos preservar, defender e promover são transitivos diretos e o se, neste caso, é particula apassivadora. O texto deveria ter sido escrito assim: 

...tempos sociais em que se preservem, defendam e promovam a qualidade do ambiente natural e os patrimônios históricos, culturais e artísticos das cidades e dos bairros antigos.

Isto porque se trouxermos a frase para a voz passiva analítica, detectaremos o sujeito composto da frase.

A qualidade do ambiente natural e os patrimônios históricos, culturais e artísticos das cidades e dos bairros antigos são preservados, defendidos e promovidos em tempos sociais.
Resposta: E
Gabarito oficial: C


Nenhum comentário: