domingo, 10 de maio de 2009

ESAF - ANA/2009

Antes de começar, baixe a prova aqui.


01 - Vamos comentar cada letra:
a) O texto fala que o PROÁGUA Nacional originou-se do PROÁGUA/Semiárido, portanto este veio primeiro do que aquele e não pode ser um dos subprojetos do Nacional. (item errado)
b) Sua missão estruturante refere-se ao PROÁGUA/Semiárido. Em outras palavras, o PROÁGUA Nacional mantém a missão estruturante do PROÁGUA/Semiárido. (item errado)
c) O texto diz que "o PROÁGUA Nacional originou-se do PROÁGUA/Semiárido e mantém sua missão estruturante, com ênfase no fortalecimento institucional de todos os atores..." Sendo assim, a ênfase não é exclusiva do PROÁGUA/Semiárido. (item errado)
d) Como o PROÁGUA Nacional mantém a missão do PROÁGUA/Semiárido, os dois têm ênfase no fortalecimento...e na implantação de infraestruturas... (item errado)
e) Como um mantêm a missão estruturante do outro, os dois promovem o uso racional dos recursos hídricos. (item certo)
RESPOSTA: E

02 - Aqui, temos um erro de concordância verbal na letra E. O verbo representar deveria estar na 3ª pessoa do plural, pois o sujeito da frase é composto: "...a captação e o consumo...representam".
RESPOSTA: E

03 - Às vezes, é importantre resumir a frase para enxergar melhor os complementos que devem ser usados. Observem que com a resposta da lacuna 1, respondemos a questão inteira, o que nem sempre é possível. Numa prova, isso é importante para se ganhar tempo.
1 - Havia um sério conflito entre a população da própria bacia e a população da Região Metropolitana. Conflitos acontecem entre pessoas.
2 - Parcela... do abastecimento... é suprida com água da bacia...
3 - ...suprida com água por meio do Sistema Cantareira...
4 - "...critérios...que contemplassem as necessidades..." (que = pronome relativo que se refere a critérios)
5 - "...se deu pela definição de ..."
RESPOSTA: A

04 - A letra A está correta porque a crase é facultativa antes de pronome possessivo. Para mais detalhes consulte sobre crase. A letra B está correta porque a forma verbal têm é da 3ª pessoa do plural do presente do indicativo e deve concordar com o sujeito "os países desenvolvidos" (eles têm). A letra C está incorreta porque o "-se" é pronome reflexivo. Pode ser substituído por "a si mesmo". O problema torna a si mesmo ainda mais agudo... A letra D está correta porque todas as conjunções citadas são adversativas e podem ficar no lugar de "No entanto". A letra E está correta porque pode haver a substituição de "uma vez que" por "porquanto" visto que as duas são conjunções subordinativas causais.
RESPOSTA: C

05 - Resumindo o início do texto verificamos que a letra A está correta: A outorga...é um dos principais instrumentos...por meio da qual (a qual = pronome relativo que se refere à outorga)... Na letra B, a justificativa de haver o sinal indicatijvo de crase é pela regência de "necessários" e a presença do artigo feminino antes de sua (item incorreto). Na letra C, o termo "tendo em conta" pode ser substituído por "considerando" sem prejuízo para o período. Na letra D, orações subordinadas adjetivas são iniciadas por pronome relativo e podem ser de dois tipos:
1) restritivas - quando não há vírgula separando as orações;
2) explicativas - quando há vírgula separando as orações.
A presença ou não da vírgula modifica o sentido do período, restringindo-o ou explicando-o. Veja um exemplo em http://portuguesnapratica.blogspot.com/2008/09/cespe-trtdf-2005.html, questão 3. Sendo assim, sem vírgula antes do pronome, a oração é subordinada adjetiva restritiva (item correto). Na letra E, predicação verbal significa ser verbo intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto ou direto e indireto. O verbo "autorizar", no texto, é transitivo direto e indireto: autoriza alguém a fazer alguma coisa. Essa mesma predicação pode ser encontrada na frase: O diretor autorizou-nos a tirar férias em fevereiro. Também transitivo direto e indireto. (item correto)
RESPOSTA: B

06 - Na letra A, cerca de = aproximadamente e acerca de = sobre (item incorreto). Na letra B, a retirada de "para" não prejudica por já ter sido citada antes. Esta retirada causaria uma ZEUGMA, tipo de elipse em que se omite um termo expresso anteriormente (item incorreto). Na letra C, a substituição pode ser feita sem nenhum prejuízo para o período (item incorreto). Na letra D, arcabouço pode ser substituído por "estrutura", "esquema" sem mudança de sentido (item correto). Na letra E, jusante = Lado para onde desce a água da maré vazante. Montante = para o lado de cima ou da nascente, enchente da maré. Sendo assim, as palavras têm significado contrário. (item incorreto)
RESPOSTA: D

07 - Na letra A, temos a nossa resposta. Aqui há um erro de concordância verbal. O certo no texto era dizer que "Os fundamentos...basearam-se...e resultaram de décadas...". Os verbos devem concordar com seu sujeito: Os fundamentos. Veja mais detalhes em concordância.
RESPOSTA: A

08 - O item II está errado porque não existe a construção "entre cujos as". Cujo é um pronome relativo que deve se referir a um substantivo e não tem artigo após ele.
O item IV está errado porque a regência do verbo enviar está errada. O certo seria "A mensagem será enviada ao Fórum...". O item I e III estão corretos.
Resposta: B

09 - A letra "d" está errada porque a conjunção conquanto é concessiva e deixa o texto sem sentido.
Resposta: D

10 - Para a ligação de partes de um texto, precisamos observar os elementos de coesão, ou seja, aqueles que se ligam ao trecho anterior. Sendo assim, o primeiro trecho não os tem. Vamos analisar os trechos de cima para baixo para descobrirmos o primeiro deles:
() "Tal incremento..." Esse não pode ser o primeiro trecho porque não dissemos nada ainda, portanto não sabemos que tal incremento é esse.
() Por eliminação das outras e por não haver elementos de coesão, esse é o nosso primeiro trecho. Geralmente nele temos uma afirmação, um conceito.
() "Tanto é assim..." também não pode ser o primeiro trecho. Tanto é assim como? Nada foi dito ainda!!
() "Nesse cenário..." também não pode ser o primeiro trecho. Que cenário?
() "Principalmente em regiões metropolitanas, essa degradação..." também não pode ser o primeiro trecho. Que degradação?

Com o primeiro descoberto, sabemos que a resposta está entre as letras A e E. Vamos agora descobrir que trecho se liga ao primeiro de forma que o texto fique coeso e coerente. Observem o trecho que diz: "Principalmente em regiões metropolitanas, essa degradação...". Agora podemos responder a seguinte pergunta: que degradação?
Segundo o primeiro trecho, a degradação dos corpos d'água. Descobrimos, então, o segundo trecho do nosso texto. Com esses dois trechos descobertos já liquidamos a questão. Como exercício, prossigam analisando os outros trechos e seus elementos de coesão. Na prova, não perderemos tempo e já passaremos para a próxima, ok?
Resposta: E

11 - Mais uma questão de coesão e coerência. Precisamos achar termos em apenas uma alternativa que deixe o texto coeso e coerente com o que já foi dito no enunciado. Resumindo o texto: "O PISF procura o desenvolvimento regional e visa ao desenvolvimento sustentável de uma das áreas de maior concentração populacional do semiárido."
A letra "a" está errada porque a conjunção entretanto é adversativa e deveria dar uma ideia de oposição no segmento do texto, mas o seu prossegmento só confirma o que foi dito acima, deixando o texto sem coerência.
A letra "b" está errada pelos mesmos motivos da letra "a". O PISF ser motivado pela busca da garantia na disponibilidade da água não se opõe ao que foi dito no texto, já que contudo também é uma conjunção adversativa. Assim, o texto fica incoerente.
A letra "d" está errada porque este item, sem analisar a sua ligação com o texto, não conclui o seu raciocínio começado pela conjunção proporcional à medida que.
A letra "e" tem um trecho que diz: "...desses dois diplomas...". Que diplomas? O texto não os cita. Sendo assim, mais uma letra errada.
Resposta: C

12 - A letra A está errada. Orações subordinadas adjetivas são iniciadas por pronomes relativos e não têm dois-pontos. Os dois-pontos, aqui, antecedem uma enumeração.
Na letra C, a vírgula após "Muitas vezes" justifica-se para isolar adjunto adverbial de intensidade, deixando está letra incorreta.
Na letra D, a vírgula após hídricos justifica-se para isolar oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de gerúndio. Item errado.
Na letra E, a vírgula após "fundamental" justifica-se por isolar oração subordinada adverbial temporal reduzida de gerúndio. Item errado.
Resposta: B